Teste de pressão em piscina, como é feito?
Quando testamos o sistema de encanamento de uma piscina para detectar vazamentos, um dos primeiros testes de diagnóstico que faremos é um teste de pressão.
Durante este processo, os tubos da piscina são isolados com a ajuda de tampões e testados de forma independente quanto à sua capacidade de manter a pressão sem vazamentos.
O teste de pressão do sistema de tubos de PVC da piscina é tão preciso quanto a pessoa que realiza o teste: medimos a pressão de trabalho em bar (kg / cm2) e a pressão de trabalho normal no circuito de uma piscina é geralmente de 0,7 bar.
Idealmente, acreditamos que para verificar o circuito dos tubos de PVC de uma piscina, a pressão deve ser regulada a um nível superior aos níveis máximos de funcionamento para garantir que não existem fugas no sistema.
A verdade é que fazer um teste de pressão em uma piscina de qualquer sistema acima de alguns bares pode ser perigoso, então preferimos testar os tubos em pressões menores ou iguais à pressão máxima de operação, como 0,5 / 0,7 pubs.
Em teoria, um vazamento na tubulação será evidente em todas as situações de pressão (mantendo constante a pressão de um espaço fechado), mas nem sempre é o caso.
Às vezes, será necessário realizar o teste a uma pressão superior aos valores normais de operação do sistema de recirculação da piscina, o potencial de perigo em fazer o teste de pressão existe e só deve ser tentado por profissionais ou pessoas competentes de forma segura e adequada com equipamentos e técnicas.
Teste de pressão em uma piscina
O processo de isolamento de cada linha dos tubos pode parecer simples, mas na prática podemos encontrar problemas inesperados como apresento no vídeo, para isso precisamos injetar água ou ar que é regulado por uma válvula e um manômetro de precisão em cada um dos tubos (skimmer, varredora ou limpador e sump).
Os sistemas básicos de piscina podem envolver apenas dois ou três tubos, no entanto, existem piscinas com sistemas de filtragem e recirculação muito mais complicados que podem ter muito mais tubos, como by-pass, sistemas de aquecimento, cloração, etc.
Além de ser capaz de identificar para onde vai cada tubo, o que pode ser uma tarefa difícil em algumas situações, a maioria das piscinas tem tubos que são muito difíceis de isolar e testar, alguns tubos não se conectam na sala de bombas da piscina até a fabricação da piscina .
Pode ser difícil acessar as duas extremidades da tubulação necessária para realizar qualquer teste de pressão preciso. Um bom exemplo disso é o dreno principal no fundo da piscina.
Algumas piscinas não podem ser drenadas, portanto, pode ser necessário que um mergulhador inspecione e tampe o dreno principal para testar a pressão da piscina. Fontes de água, banheiras de hidromassagem, jatos de retorno e bombas de ar às vezes têm encanamentos de difícil teste de pressão, complicando ainda mais o processo.
Na maioria das vezes, o vazamento pode ser identificado examinando de perto as características do próprio vazamento. O processo de teste de pressão mais invasivo é usado para testar especulações examinando as características do vazamento. Quanto melhor você entender a instalação da sua piscina, mais fácil será encontrar e reparar o vazamento.