As tubagens de uma casa e o seu bom estado contribuem para a qualidade de vida dos seus ocupantes. É por isso que devem ser monitorados e possíveis danos evitados. A seguir, explicamos quais são as avarias mais comuns e como resolvê-las.

1 – Tubos bloqueados ou entupidos

Os bloqueios em encanamentos domésticos podem ser causados ​​por vários fatores. Os mais comuns têm a ver com acúmulo de gordura ou materiais que solidificam.

Nesse caso, a primeira recomendação é desparafusar ou retirar as tampas (ou grades) dos ralos. Com isso, podemos remover obstruções da área. Recomenda-se também despejar água quente com bicarbonato e vinagre ou comprar produtos químicos que se vendem para esse fim.

No entanto, o mais importante é não despejar resíduos ou óleo no ralo da máquina de lavar louça ou pias. É aconselhável manter uma grade no ralo do chuveiro para evitar o acúmulo de pelos. Quanto aos encanamentos higiênicos, é imprescindível depositar papel e absorventes higiênicos na lixeira.

2 – Tubos de baixa pressão

Pode ser um sinal de bloqueios, congestionamentos, vazamentos ou simplesmente diminuição do fluxo do fornecedor. Neste último caso, basta abrir um pouco mais a torneira.

Se o problema não for resolvido, verifique os possíveis atolamentos e leve em consideração as recomendações feitas no primeiro ponto. Se a origem do problema não for encontrada, é melhor chamar um especialista.

3 – Maus cheiros nos canos

Se os tubos estiverem em boas condições e apresentarem odores desagradáveis, o problema geralmente vem da máquina de lavar louça e pode ser evitado. Você tem que ter cuidado para não jogar lixo lá. Se já foram lançados, é aconselhável despejar substâncias caseiras ou comerciais para facilitar a passagem do lixo.

Se o mau cheiro vier do encanamento do banheiro e não houver causas óbvias, consulte um especialista.

4 – Canos com água suja

É um problema comum, mas talvez o mais fácil de resolver. Geralmente, isso se deve ao fato de as torneiras não serem abertas há muito tempo. Ele é resolvido deixando o líquido fluir por alguns segundos. Mas se a água ainda estiver suja, é um indício de que a tubulação está deteriorada, devido ao seu tempo. Nesse caso, também é recomendável consultar um especialista no assunto.

5 – Vazamentos nas tubulações

Quando há vazamentos, visíveis ou não, é necessária a ajuda de um especialista em encanamento. Normalmente, você tem que trocar peças ou laços. Existem soluções alternativas para o caso de o vazamento ser visível, como fita isolante.

Se estamos falando de um vazamento na tubulação de gás, esse é um caso à parte. Desligue imediatamente o gás de sua fonte e chame um especialista no assunto.

Comentários